O tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo é o câncer de mama, segundo a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (IARC). Com o intuito de chamar atenção para esse índice, o Outubro Rosa ocorre todo ano e já ganhou proporção internacional. Neste mês, as instituições públicas e privadas apoiam a campanha, o que promove aumento na procura de realização dos exames preventivos.
O INCA estima que o câncer de mama cause cerca de 500 mil mortes por ano. O alto índice pode estar relacionado pelo aumento da urbanização e do desenvolvimento, refletindo em uma sociedade industrializada com consumo exagerado de alimentos inadequados, excesso de peso e estresse. Esses fatores aumentam consideravelmente as chances de desenvolver um câncer. Pesquisas do INCA revelam que 30% dos casos poderiam ser evitados com uma vida mais saudável.
A melhor forma de diminuir os casos de câncer mamário é a prevenção, e o primeiro passo é adquirir bons hábitos de saúde. O INCA recomenda evitar o consumo de bebidas alcoólicas combinado com a prática regular de atividade física e alimentação balanceada. Além disso, os exames preventivos são de extrema importância para o diagnóstico precoce, responsável pela sobrevida de 88,3% dos casos, de acordo com o Instituto.
Leve uma vida mais saudável e mantenha seus exames em dia. Pratique o autoexame da mama ao menos uma vez por mês. Cuide-se