A higiene e cuidado com a saúde bucal começa na infância, e deve seguir para toda vida. Na fase infantil, é mais difícil cuidar da boca por conta da vida agitada dos pequenos, contudo os responsáveis devem estar atentos com a escovação e uso do fio dental diário. A cirurgiã dentista Adriana Albarello, da Clínica Diferencial Odontologia, explica quais cuidados devem ser tomados com a saúde bucal infantil.
Segundo Adriana, os cuidados com a higiene bucal devem começar a partir do nascimento do bebê, "no recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite", explica. A dentista também atenta para o uso da dedeira, que deve iniciar assim que os primeiros dentes de leite começam a nascer, geralmente por volta dos 6 meses.
Engana-se quem pensa que o uso do fio dental não é necessário na fase infantil, pois com todos os dentes de leite na boca, o que ocorre por volta dos 3 anos de idade, já é necessário a passagem do fio, afirma Adriana. "Lembrando sempre que o uso contínuo do fio dental, a escovação diária sempre que ingerir alimentos, ou seja, mais de 3 vezes por dia, e a visita regular ao seu dentista são itens de extrema importância para sua saúde" atenta a dentista. Ela também indica cremes dentais com menos quantidade/concentração de flúor para as crianças.
As visitas ao odontopediatra devem ser contínuas e já iniciarem nos primeiros meses de vida, para uma orientação de primeiros cuidados, segundo a cirurgiã dentista Adriana. O ideal é consultar de 6 em 6 meses, para uma avalição e prevenção de possíveis doenças. Dentre as mazelas que podem atingir a boca, a cárie é bem comum nas crianças e deve ser tratada no início do contágio, por isso, a importância do acompanhamento odontopediatrico.
Na hora de investir no aparelho ortodôntico para os filhos, é comum os pais ficarem em dúvida sobre a idade mais indicada para isso. Mas Adriana nos explica que não existe faixa etária para iniciar o uso do aparelho. "Hoje graças a tecnologias avançadas, temos opções de tratamentos ortodônticos para todas as idades", garante. O ideal é consultar com o odontopediatra para uma melhor orientação em cada caso. Cuide da saúde bucal do seu filho.