A escovação dos dentes é um hábito que, além de manter o bom hálito, previne doenças bucais e possíveis complicações na saúde geral do corpo. Para garantir a higiene diária da boca, é necessário escovar os dentes, no mínimo, três vezes ao dia. O blog Vida em Equilíbrio conversou com a cirurgiã dentista Adriana Albarello, da Clínica Diferencial Odontologia, que falou um pouco sobre a escovação e a forma correta de realizá-la.
Blog Vida em Equilíbrio: Existe algum tipo de escova dentária ou de creme dental mais adequado para cada faixa etária de idade? Se sim, quais?
Adriana Albarello: Sim. Para bebês até 1 ano, indicamos as dedeiras e o não uso de creme dental. Após os 2 anos, indicamos as escovas específicas para cada idade, assim como os cremes dentais também condizentes com cada um. A partir dos 8 anos, é sempre indicado escovas macias independente da idade e cremes dentais que contenham flúor. Lembrando que a quantidade de creme dental não deve ultrapassar o tamanho de um grão de ervilha.
BVE: Qual a forma correta de realizar a escovação?
AA: Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores. Após, escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores. Em seguida, escove as superfícies de mastigação. Para manter o hálito puro, finalize escovando a língua, locais onde muitas bactérias ficam alojadas.
BVE: Qual o tempo mínimo para realizar uma escovação completa?
AA: Não existe tempo mínimo, desde que feita de forma correta.
BVE: Limpadores de língua e enxaguantes bucais são realmente necessários?
AA: Não há necessidade. Novamente reitero a necessidade de uma boa escovação.
BVE: Qual a forma correta de passar o fio dental?
AA: Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos. Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes. Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival. Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo. Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.
BVE: A escovação inadequada pode causar danos na gengiva? Se sim, quais? Como prevenir isso?
AA: Sim. Pode causar retração, o que gera hipersensibilidade. Para prevenir é necessária a escovação diária e uso de fio dental feitos corretamente.