Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Atenção para a saúde bucal na gravidez

Postado em 03 de agosto de 2017


O primeiro alimento do bebê é o leite materno, e é nele que se encontram todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Para ressaltar a importância da amamentação, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno. A alimentação da gestante influencia diretamente na qualidade do leite e, consequentemente, na qualidade de vida do bebê. Por isso, deve ocorrer um acompanhamento médico durante a gravidez, bem como um cuidado maior com a saúde bucal.

Durante a gravidez, a mulher passa por várias mudanças no seu corpo, e com a saúde bucal não é diferente. Isso porque, na gestação, ocorre um aumento da produção de alguns hormônios, o que pode facilitar inflamações da gengiva. A prevenção e acompanhamento odontológico nesse período são fundamentais. A Cabergs Saúde falou a respeito desse assunto com a cirurgiã dentista Adriana Albarello, para tirarmos algumas dúvidas.

Segundo a Dra. Adriana, é importante que, a mulher que pretende engravidar, realize uma consulta odontológica antes. Assim, ela recebe uma limpeza e esclarecimentos do que pode acontecer com a boca no período gestacional, além de orientação do uso de fio dental e de correta escovação após as refeições. Quando ocorre a gestação, é recomendado visitas ao dentista de 3 em 3 meses, para controle de possíveis inflamações gengivais.

No período de gestação, o risco de ocorrer inflamações na gengiva é maior, e podem gerar partos prematuros. A cirurgiã explica que "A inflamação que ocorre na gengiva estimula a liberação de citoquininas e prostaglandinas, substâncias que induzem o parto. Assim, sua liberação na corrente sanguínea acarreta microcontrações na parede uterina, podendo levar ao nascimento de um bebê de baixo peso". Há quem diga que grávidas sofrem enfraquecimento nos dentes e podem vir a perdê-los, mas, segundo a Dra. Adriana, isso é um mito.

Durante as consultas com o odontologista, os exames bucais podem ser realizados normalmente em mulheres grávidas, desde que sejam tomadas todas as precauções, como o uso do avental de chumbo sobre a barriga. Lembre-se que os cuidados com a saúde bucal antes, durante e depois da gravidez, possibilitam uma gestação saudável e a orientação correta dos cuidados com os dentes da mãe e do bebê.

  • Categoria: Mamãe e Bebê, Saúde bucal
  • Tags: