Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Como você encara o envelhecimento?

Postado em 12 de abril de 2017



Envelhecimento é o tema deste mês no calendário de prevenção da Cabergs Saúde! Queremos, com isso, disseminar informações importantes para a saúde, mas também promover a reflexão do assunto e como ele é entendido por cada indivíduo. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), as mudanças que constituem o envelhecimento são complexas. Do ponto de vista biológico, representam danos moleculares e celulares, que com o tempo manifestam-se como síndromes e doenças. A nível psicológico, a idade avançada implica em mudanças nos papéis e posições sociais.

"Envelhecer hoje é, sem dúvida, muito diferente do que era há duas gerações atrás. O desenvolvimento da medicina e da ciência trouxe um aumento na perspectiva de vida, permitindo que os seres humanos vivam mais, e com melhores condições", afirma a psicóloga Cristiane Pan Nys. De acordo com a especialista, isso trouxe alguns desafios extras: o que fazer com os anos a mais de vida? Como vivê-los plenamente? Como tornar esses anos produtivos, mesmo perante as dificuldades degenerativas?

"Do ponto de vista do corpo físico, o envelhecimento ainda é um processo degenerativo. Porém, do ponto de vista do espírito, ou da integridade do ser, a velhice pode ser o momento do apogeu da consciência, e da plena sabedoria em ação. O momento em que finalmente nos resta tempo para usufruir plenamente de nossos relacionamentos afetivos mais importantes, de desfrutar dos nossos amigos e da vida".

Segundo Cristiane, para que isto ocorra é necessário que o indivíduo tenha feito a "lição de casa" durante toda a existência. "Esta lição de casa diz respeito ao cuidado com nossa integridade emocional e de nossos relacionamentos. A nova medicina germânica de Hammer e os avanços da biologia nos ensinam que todos os processos de adoecimento são ocasionados por dificuldades emocionais, conflitos e questões ligadas ao nosso sistema familiar não resolvidas". A psicóloga afirma que essas questões familiares muitas vezes atravessam gerações até nos atingirem e que existem soluções para isso, desde que estejamos dispostos a buscá-las antes que seja tarde.

"A velhice é o momento das reconciliações: reconciliar-se consigo mesmo, com todas as decisões da vida, com todas as pessoas importantes, com todos os conflitos antigos. Somente o reconciliar-se proporciona a paz e a harmonia interna necessária ao bom viver", conclui. Por isso, envelhecer com saúde é respeitar cada particularidade deste processo, cuidando da saúde física sem nunca esquecer que a saúde mental é fundamental para uma terceira idade com autonomia, autorrealização e participação social. Cuide-se, em todas as idades!

  • Categoria: Sua saúde, Terceira idade
  • Tags: