Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

07 de abril – Dia Mundial da Saúde

Postado em 07 de abril de 2017


Mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo, número que subiu 18% em 10 anos. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e fazem referência ao tema do Dia Mundial da Saúde desse ano: "Depressão: vamos conversar!". O objetivo da data é estimular que as pessoas debatam o assunto, reconheçam o problema e busquem ajuda.

De acordo com a OMS, a depressão é um transtorno mental, caracterizado por uma tristeza persistente e a perda de interesse por atividades que as pessoas geralmente sentiam prazer. As pessoas com depressão costumam apresentar alguns dos sintomas a seguir: perda de energia, mudanças de apetite, necessidade de dormir mais ou menos do que o habitual, ansiedade, diminuição da concentração, indecisão, inquietação, sentimentos de inutilidade, culpa ou desespero, e, ainda, pensamentos de autoagressão ou suicídio.

Para a Organização, a doença pode ser agravada pela pobreza, pelo desemprego, acontecimentos da vida, como falecimento de pessoas queridas ou rompimento de algum relacionamento, vícios e até mesmo doenças físicas. O sofrimento mental causado pelo problema não tratado é incapacitante, podendo afetar as mais simples tarefas e interações sociais do indivíduo. Pode afetar, inclusive, a saúde física. A OMS identificou que existem fortes ligações entre o problema e outras doenças e transtornos não transmissíveis. Ela pode aumentar, por exemplo, o consumo de substâncias nocivas ao organismo, como álcool e drogas. Existe, também, relação entre a depressão e doenças cardíacas e a diabetes.

A depressão pode atingir qualquer pessoa e não deve ser tratada como fraqueza ou vulnerabilidade. É preciso enxergar a depressão como uma doença, de fato, e buscar tratá-la como tal, com acompanhamento psicológico e, quando necessário, ajuda de medicamentos. Se você se identificou com os sintomas, procure ajuda, isso fará toda a diferença na sua vida! Cuide-se!

  • Categoria: Saúde Mental, Sua saúde
  • Tags: