Logo Cabergs
Nefrologista Leonardo Kroth alerta para os riscos da doença renal crônica no Dia Mundial do Rim

13/03/2025

No Dia Mundial do Rim, o nefrologista Leonardo Kroth, do Hospital São Lucas da PUCRS, destacou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença renal crônica, que afeta cerca de 10% da população mundial. Os rins têm um papel essencial no funcionamento do organismo, filtrando o sangue, eliminando toxinas e regulando a quantidade de líquidos no corpo. Além disso, desempenham funções hormonais e ajudam no controle da pressão arterial.

A doença renal crônica pode se desenvolver de forma silenciosa, e muitos pacientes só percebem os sintomas quando a função dos rins já está comprometida. Entre os principais fatores de risco estão o descontrole glicêmico, a hipertensão, a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo. Para evitar complicações, Kroth reforça a importância de uma alimentação equilibrada, com baixa ingestão de sódio, e da hidratação adequada. "A gente deve ingerir uma quantidade em torno de 30ml por quilo de peso. Então, para uma pessoa de 70kg, o ideal é consumir pelo menos dois litros de água por dia", explica o especialista.

Outro ponto de atenção é o uso indiscriminado de medicamentos que podem ser tóxicos para os rins. Anti-inflamatórios e alguns antibióticos são exemplos de substâncias que, quando consumidas sem orientação médica, podem prejudicar a função renal e levar à perda progressiva da capacidade de filtragem do órgão. "Tem medicamentos que são nefrotóxicos, que têm uma toxicidade direta no rim, e um dos mais usados são os remédios para dor, como os anti-inflamatórios", alerta Kroth.

Para detectar precocemente possíveis alterações, o nefrologista orienta que pessoas com fatores de risco, como hipertensão, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares ou histórico familiar de problemas renais, realizem exames periódicos. A creatinina no sangue e a análise da urina são testes simples que permitem avaliar se há comprometimento dos rins.


Veja também

Arraste para o lado
Novo pronto atendimento 24h disponível para beneficiários Cabergs em Pelotas
Novo pronto atendimento 24h disponível para benefi...

A Santa Casa de Pelotas inaugurou, no último mês de julho, um Pronto Atendimento Adulto (PA) 24 hora...

LEIA MAIS
Cabergs Saúde marca presença em debate sobre os desafios do tabagismo
Cabergs Saúde marca presença em debate sobre os de...

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, o programa Conversas Cruzadas do GZH abriu espaço para discutir ...

LEIA MAIS
Conversa Cabergs traz reflexões e práticas para uma vida longa e com qualidade
Conversa Cabergs traz reflexões e práticas para um...

Envelhecer é inevitável, mas o modo como envelhecemos pode ser transformado a partir das escolhas qu...

LEIA MAIS

Muito Obrigada!

Como você avalia sua experiência

no Site Cabergs?

Deixe aqui seu comentário, sugestão

de melhoria ou elogio.

Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação, ao continuar você concorda com nossa Política de Privacidade.