O Diretor Financeiro Administrativo da Cabergs, Roberto Noal, foi o palestrante do 21º Congresso UNIDAS (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde) – Caminhos para Inovar, que aconteceu entre os dias 7 e 9 de novembro na Costa do Sauípe, na Bahia. O objetivo do evento foi debater temas importantes e diretamente relacionados com o segmento de saúde do Brasil e do mundo.

“Transformação digital redefinindo a cultura organizacional” foi o tema da palestra do Diretor da Cabergs. Segundo ele, a transformação digital é fundamental para a redução de custos e deve ser usada a favor da mudança de cultura dos colaboradores e na automatização dos processos por meio da adoção de métodos ágeis de entrega. No Congresso, Noal falou sobre as ações que a entidade tem implantado, como o Portal Saúde e o Aplicativo. Essas iniciativas geraram uma redução de aproximadamente 50% na quantidade de guias em papel e 30% no volume de digitação. Resultados esses que geram economia, agilidade e ainda protegem o meio ambiente.

Dentro do planejamento estratégico da Cabergs podemos destacar seis pontos: o Modelo de Gestão, o Novo Modelo Assistencial, o Desenvolvimento de Pessoas, a Otimização de Processos, a Ressignificação do Valor-Marca e Comunicação e o Uso das Tecnologias Exponenciais. Além disso, algumas ações merecem destaque, como a Gestão por Processos, por exemplo. Através dela foi possível reduzir o retrabalho, garantir mais agilidade na comunicação, automatizar atividades repetitivas e manuais, e criar uma base de conhecimentos para melhorias dos processos.

Já o “Paperless” foi implantado para tornar os processos da Cabergs ágeis, práticos, econômicos e sustentáveis. Ele engloba a digitalização de documentos, contratos em formato digital, auditoria concorrente, troca de informações digitais (XML) entre os convênios de reciprocidade, jurídico digital, reembolso online, automatização de diversos processos internos, contrato de adesão do beneficiário e credenciamento digital. Dessa forma ganham os colaboradores, os beneficiários, a entidade e a natureza.

Os avanços em tecnologia aplicados à área de saúde apresentam reflexos positivos ao segmento por meio de tratamentos e equipamentos e, principalmente, na gestão do negócio. Noal explicou que, no caso da saúde suplementar e das autogestões, a tecnologia traz benefícios ainda mais contundentes. A ajuda no equilíbrio da sustentabilidade financeira, na assertividade da tomada de decisões, no aprimoramento da gestão assistencial, no aumento da percepção de satisfação dos beneficiários, além de dotar a entidade de forte governança corporativa, são alguns exemplos. “É fundamental que os gestores da área da saúde não tenham receio da inovação e reflitam sobre como a tecnologia ajuda na disrupção de modelos e na melhora total da gestão dos processos”, afirmou.

Na palestra, o Diretor da Cabergs indicou caminhos que vão ao encontro dos avanços da tecnologia no segmento que, invariavelmente, passam pelos seguintes pontos: gestão acurada das despesas; forte negociação com prestadores de serviços médicos; maior utilização da tecnologia da informação nos negócios. Ressaltou, também, a importância de se criar programas que proporcionem qualidade de vida e bem-estar como alternativas para combater os desafios atuais do setor, tais como: o alto custo de materiais e medicamentos; despesas assistenciais crescentes; precificação dos serviços e produtos; novas tecnologias e terapias de tratamento; bem como o envelhecimento da população.

“O cenário atual da saúde é complexo, com inflação alta, modelo de remuneração inadequado (fee for service) e crescente demanda de judicialização. Entretanto, é um mercado que oportuniza iniciativas de inovação e transformação, a fim de garantir maior qualidade e assistência aos usuários”, finaliza Roberto Noal.

E é justamente por isso que mais duas ações serão lançadas em breve na Cabergs. O Chatbot, que consiste em atendimentos realizados através de computadores previamente programados, e o Tele Monitoramento, que garante um acompanhamento preciso e de qualidade aos beneficiários. Ambos, utilizando-se da Inteligência Artificial, são soluções inovadoras para melhorar o relacionamento entre a entidade, prestadores e beneficiários.

Cerca de 800 congressistas acompanharam esta e outras palestras do evento. O Congresso também contou com a participação de especialistas internacionais, nacionais, gestores de planos de saúde, dirigentes e executivos de instituições públicas e privadas, médicos, enfermeiros, acadêmicos, formadores de opinião e prestadores de serviços. Algumas empresas fornecedoras também puderam expor seus produtos e serviços, que são desenvolvidos para atender o sistema de saúde brasileiro, na 4ª Expo UNIDAS, que aconteceu simultaneamente ao Congresso.